21 de Outubro de 2019

Correo | Favoritos  | Imprimir   

“Marful” é o primeiro grupo galego que actuará en Portugal na Casa da Música do Porto

24-10-10

Nota de prensa:
Chega a Portugal o disco mais desejado da Galiza: o “Manual de Sedução” de Marful

O primeiro concerto de um grupo galego no emblemático edifico da Casa da Música do Porto

Após a bem sucedida apresentação do disco na Galiza, e depois do sucesso de vendas do disco, que esgotou a primeira edição em menos de um mês, Marful chega a Portugal para apresentar o seu “Manual de Sedução”. Será na próxima sexta-feira, 29 de outubro, às 22h, na Casa da Música do Porto.

Marful, o grupo que liderou a revolução musical galega da última década, em termos de arranjos, estética e letras de músicas, apresenta segundo álbum após a grande acolhida e surpreendentes vendas do primeiro, com o qual percorreram palcos europeus e americanos, ganharam o prêmio do público de melhor álbum em 2006 e representaram a Galiza no Womex 2007.

Agora levam “penduradas almas perdidas” e apresentam um Manual para seduzir, em que o amante otimo é uma criança medrada, um/uma exibicionista emocional. Porque a sedução não é explícita, é magim: o lugar onde se criam as cores e as mãos tentam possibilidades. Manual de sedução é um disco luminoso, exuberante, viajante, lisérsico, onírico.

Marful deixa-se seduzir pela música popular galega, portuguesa, o flamenco, o jazz, pela música italiana da Orquestra Strappini, pelas amizades e as constantes viagens a Cuba e Brasil, pela música ambulante, as variettés e o music-hall. O resultado é um som clube, vintage e cool com o carimbo do realismo mágico galego, cheio de tópicos galego-portugueses e carregado de ironia. Marful ensina neste Manual de Sedução a sua face mais impressionista, letras surrealistas, mesmo patafísicas, e uma variedade tímbrica instrumental para dançar twist, slow, swing, pasodobles, jotas e mambos.

Graças a um extremo poder de desafio, em Marful estão três músicos com letras maiúsculas e uma voz de inteligência cautivadora: Marcos Teira, Pedro Pascual, Pablo Pascual e Ugia Pedreira. Quatro sedutores que sabem ganhar o aplauso e o carinho do público lá para onde vão.

Manual de Sedução foi gravado nos estúdios Savik Sound com o técnico José Trincado nos meses da primavera de 2010 e foram acompanhados nesta viagem pelos seus amigos e colaboradores habituais: Jacobe Martinez (contrabaixo) e LAR Legido (bateria e percussões), de Sumrá.

Website Pin Facebook Twitter Myspace Friendfeed Technorati del.icio.us Digg Google StumbleUpon Premium Responsive